Postado Qui Jan 17, 2013 2:57 pm
A CES reservou algumas surpresas para a indústria de games, com a entrada de novas empresas no ramo de produção de consoles: a produtora Valve, dona da loja on-line Steam, e a fabricante de processadores e placas gráficas Nvidia. Em vez de competir diretamente com as gigantes do ramo (Sony, Microsoft e Nintendo) seguindo o tradicional modelo de jogos por mídia física, a proposta dos novos aparelhos é oferecer métodos alternativos, baseados em plataformas abertas e games por streaming ou download.
Em parceria com a fabricante de processadores Xi3, a Valve apresentou o projeto Piston, um **** modular voltado para jogos. O aparelho se conectará a televisão e terá acesso ao Steam, um dos principais serviços de distribuição de games para PC, e utilizará a interface Big Picture, anunciada em dezembro, que transmite o jogo do **** para a televisão. Segundo o site especializado Polygon, o console roda Linux e poderá ter seus componentes atualizados em pacotes.
A Valve ainda adiantou que o Piston será apenas o primeiro de uma série de **** voltados para ganes, com configurações e preços diferentes. A empresa também disse que deverá anunciar uma versão proprietária de console, conhecido como Steam Box.
Há meses, rumores apontavam que a Valve estava trabalhando em um **** dedicado para o Steam. Um dos motivos é o descontentamento do presidente da empresa, Gabe Newell, com o Windows 8. Newell já havia feito diversas críticas ao sistema operacional da Microsoft, mesmo antes de seu lançamento.
Portátil Já a Nvidia anunciou o projeto Shield, um portátil que roda games de plataforma aberta. O dispositivo usa o sistema operacional móvel Android, mas também poderá rodar jogos de PC por meio de streaming. O aparelho é um controle similar ao de consoles tradicionais, acoplado a uma tela de cinco polegadas de alta definição (1.280x720 pixels, com 296dpi). Por dentro, ele é equipado com o processador Tegra 4.
Outra ideia interessante mostrada nos salões da CES veio de uma equipe de pesquisas da Microsoft. Chamado de IlumiRoom, o projeto usa o Kinect e um projetor para expandir as imagens mostradas para além da tela. Em um jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo, a visão do jogador pode ser expandida para além da moldura da televisão: o chão e as paredes do cenário são mostradas na sala em que a pessoa está. O sensor de captura de movimentos escaneia o ambiente e, em tempo real, utiliza projeções de luz.
Créditos: Estado de Minas
Em parceria com a fabricante de processadores Xi3, a Valve apresentou o projeto Piston, um **** modular voltado para jogos. O aparelho se conectará a televisão e terá acesso ao Steam, um dos principais serviços de distribuição de games para PC, e utilizará a interface Big Picture, anunciada em dezembro, que transmite o jogo do **** para a televisão. Segundo o site especializado Polygon, o console roda Linux e poderá ter seus componentes atualizados em pacotes.
A Valve ainda adiantou que o Piston será apenas o primeiro de uma série de **** voltados para ganes, com configurações e preços diferentes. A empresa também disse que deverá anunciar uma versão proprietária de console, conhecido como Steam Box.
Há meses, rumores apontavam que a Valve estava trabalhando em um **** dedicado para o Steam. Um dos motivos é o descontentamento do presidente da empresa, Gabe Newell, com o Windows 8. Newell já havia feito diversas críticas ao sistema operacional da Microsoft, mesmo antes de seu lançamento.
Portátil Já a Nvidia anunciou o projeto Shield, um portátil que roda games de plataforma aberta. O dispositivo usa o sistema operacional móvel Android, mas também poderá rodar jogos de PC por meio de streaming. O aparelho é um controle similar ao de consoles tradicionais, acoplado a uma tela de cinco polegadas de alta definição (1.280x720 pixels, com 296dpi). Por dentro, ele é equipado com o processador Tegra 4.
Outra ideia interessante mostrada nos salões da CES veio de uma equipe de pesquisas da Microsoft. Chamado de IlumiRoom, o projeto usa o Kinect e um projetor para expandir as imagens mostradas para além da tela. Em um jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo, a visão do jogador pode ser expandida para além da moldura da televisão: o chão e as paredes do cenário são mostradas na sala em que a pessoa está. O sensor de captura de movimentos escaneia o ambiente e, em tempo real, utiliza projeções de luz.
Créditos: Estado de Minas