Postado Sáb Jan 19, 2013 1:00 am
O esforço da americana Microsoft em trazer para o Brasil a fabricação do videogame Xbox 360 em 2011 já rendeu frutos à empresa. A plataforma da dona do sistema operacional Windows passou a ser a mais popular do Brasil entre os consoles da atual geração, com 9,2 milhões de jogadores.
Em 2012, houve um crescimento de 61% no número de adeptos da plataforma, segundo dados levantados pela Acigames (Associação Comercial dos Games) em parceria com a consultoria Newzoo, sediada na Holanda. O Playstation 3, da japonesa Sony, fechou 2012 com 8,4 milhões de jogadores, crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
A montagem local do console reduziu o preço final do Xbox 360 em aproximadamente 40%. Executivos da Sony no Brasil admitem que a empresa tem interesse em fazer o mesmo movimento, porém, a companhia não anuncia nenhuma previsão sobre o assunto. Mesmo assim, a empresa diz ter interesse em baixar o preço da plataforma.
Assim como diversas empresa japonesas de tecnologia, a Sony passa por uma dura crise mundial que fez o valor de mercado da empresa despencar.
As duas empresas conseguiram crescer acima da média nacional. A quantidade de pessoas que passam em média ao menos uma hora por dia jogando videogames cresceu 15% no País de 2011 para 2012. No total, o Brasil conta com 40,2 milhões de jogadores ativos.
O levantamento completo vai ser divulgado no 2º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil. Além disso, pequenos comerciantes de games irão lançar uma associação de compras, com o fim de ganhar escala para barganhar preços mais baixos com as fabricantes. O evento também terá debates com empresas da indústria de jogos eletrônicos, associações e governo e acontecerá em São Paulo no próximo sábado, 19, na Fecomércio (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista) a partir das 9h.
Em 2012, houve um crescimento de 61% no número de adeptos da plataforma, segundo dados levantados pela Acigames (Associação Comercial dos Games) em parceria com a consultoria Newzoo, sediada na Holanda. O Playstation 3, da japonesa Sony, fechou 2012 com 8,4 milhões de jogadores, crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
A montagem local do console reduziu o preço final do Xbox 360 em aproximadamente 40%. Executivos da Sony no Brasil admitem que a empresa tem interesse em fazer o mesmo movimento, porém, a companhia não anuncia nenhuma previsão sobre o assunto. Mesmo assim, a empresa diz ter interesse em baixar o preço da plataforma.
Assim como diversas empresa japonesas de tecnologia, a Sony passa por uma dura crise mundial que fez o valor de mercado da empresa despencar.
As duas empresas conseguiram crescer acima da média nacional. A quantidade de pessoas que passam em média ao menos uma hora por dia jogando videogames cresceu 15% no País de 2011 para 2012. No total, o Brasil conta com 40,2 milhões de jogadores ativos.
O levantamento completo vai ser divulgado no 2º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil. Além disso, pequenos comerciantes de games irão lançar uma associação de compras, com o fim de ganhar escala para barganhar preços mais baixos com as fabricantes. O evento também terá debates com empresas da indústria de jogos eletrônicos, associações e governo e acontecerá em São Paulo no próximo sábado, 19, na Fecomércio (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista) a partir das 9h.